Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Como funcionam as máquinas de café


Considerando o modelo da máquina da figura acima, vamos buscar entender o princípio de funcionamento. Vamos começar observando a montagem da máquina e descrevendo a função de cada parte.
Reservatório
O reservatório guarda a água fria usada na máquina de café expresso. Ele não é pressurizado nem aquecido e pode ser removido para limpeza.
Bomba
A bomba retira a água do reservatório e a bombeia para a caldeira à alta pressão.
Caldeira
A caldeira é uma estrutura robusta de aço inoxidável na qual a água é aquecida até a temperatura adequada para a preparação do café expresso. Ela possui uma resistência embutida em um canal na parte inferior. O elemento resistivo é simplesmente um fio em espiral, similar ao filamento de uma lâmpada ou à resistência de uma torradeira elétrica, que se aquece quando você faz passar eletricidade por ele. Em uma resistência desse tipo, a espiral é revestida com gesso para torná-la mais resistente.
A caldeira também tem uma válvula de retenção que mantém a água bombeada dentro da câmara, não permitindo que ela retorne para a bomba.
Porta-filtro
O porta-filtro é a parte removível da máquina onde é colocado o café moído. Dentro dele, há uma pequena tela removível na qual o café é compactado. Na parte inferior, há dois bicos por onde sai o cefé expresso.
Vaporizador
O vaporizador é usado para aquecer e espumar o leite a ser utilizado nas várias bebidas feitas com o café expresso. Basicamente ele consiste de uma ponteira conectada à caldeira. Quando o operador coloca a válvula na posição "vapor", o vapor da caldeira é liberado, através da ponteira, no leite.
Painel de controle
O painel de controle do modelo contém botões para ligar/desligar, luzes indicadoras e uma válvula de controle. Uma das luzes indica que a máquina está ligada e a outra indica se a caldeira está na temperatura adequada. A válvula é utilizada para direcionar o fluxo de água para o café no porta-filtro ou paradirecionar o fluxo de vapor do vaporizador. Ela também aciona um dos dois interruptores que controlam a bomba e a resistência de aquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário